A LUZ ULTRAVIOLETA E A PELE

O Fator de Proteção Solar é responsável pela proteção da pele contra os raios UVB, causadores de queimaduras, ardência e vermelhidão. Já o fator de proteção PPD vem do inglês Persistent Pigment Darkening que, ao pé da letra, pode ser traduzido como pigmentos persistentes de pigmentação. A sigla representa a proteção da pele contra a incidência de raios UVA. Diferentemente dos raios UVB, os UVAs afetam nossa pele o ano todo, independentemente da estação. É importante que, como esteticista, você compreenda os efeitos em longo prazo da exposição solar.

Os raios ultravioletas são prejudiciais à pele, mesmo que alguns sejam piores do que outros. A dimensão dos danos pode ser diretamente atribuída à quantidade de tempo de exposição aos raios. Os danos podem variar de irritação moderada a inchaço, bolhas e inflamação. A exposição contínua aos raios solares pode causar, inclusive, danos permanentes à pele. O perigo mais severo é o melanoma (câncer de pele). Pessoas de pele clara são particularmente propensas ao melanoma. A melanina protege a pele dos efeitos dos raios solares. Portanto, as peles mais escuras são menos propensas a problemas e apresentam maior tolerância à exposição. Vale lembrar que todos os tipos de pele sofrem os efeitos do sol, como o ressecamento e a formação de rugas.

A pele se torna mais seca após a exposição aos raios ultravioletas e as fibras de colágeno, que dão elasticidade à pele, acabam se partindo, provocando então o envelhecimento precoce. A psoríase e a acne são os únicos problemas que podem ser melhorados pela exposição controlada aos raios solares. Isso acontece porque o sol faz com que a superfície da pele descame levemente, desobstruindo os folículos pilossebáceos e aumentando a remoção de células da pele.

TOQUE ESPECIAL
O profissional deve sempre aconselhar o cliente a usar produtos com filtro solar, e aproveitar a oportunidade para oferecer cosméticos apropriados e de boa qualidade.

DICA DE PRODUTO
BLUR – MOUSSE MULTIFUNCIONAL
Possui FPS 30 e PPD 10. Além de proteger contra os raios UV e combater o fotoenvelhecimento, seu efeito blur disfarça as imperfeições da pele por meio da dispersão da luz. De quebra, proporciona à pele aspecto aveludado. The best!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *